As empresas precisam de um blogue?
24 Abril, 2014
A sua empresa tem um bom website?
13 Dezembro, 2015
Mostrar tudo

10 Razões para a sua empresa ter um website

No preciso momento, em que estou a escrever este artigo, existem 957.430.365 sites online.  Em 2005 este número não ultrapassava os 64.780.617, cerca de 15 vezes menos e em 1995 existiam apenas 23.500 websites em todo o mundo.

Estes números mostram, de uma forma muito clara, o crescimento exponencial que os websites tem tido na World Wide Web, nos últimos 20 anos.

Esta é um tendência que tem vindo a crescer, e que nos próximos anos não parará. Hoje, qualquer empresa com pretensões de se impor num mercado cada vez mais difícil, com uma concorrência mais feroz, que tenha intenção de crescer, de mostrar modernidade e estar sempre junto dos seus clientes, não pode prescindir deste meio.

No entanto, já não basta ter apenas um presença na internet, é necessário ter uma boa e eficaz presença, e isso só é possível se a empresa apostar num website moderno, com funcionalidades avançadas, aliadas a um plano de marketing digital e um serviço de SEO competente.

Em próximos artigos falarei sobre a importância do marketing digital e do SEO,  neste artigo de hoje, apenas me irei focar, nas razões mais importantes, para uma empresa investir num bom website, como peça fundamental para o seu sucesso.

 

1.  Sempre Disponível

Um website é um canal de comunicação aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano.  Não fecha à noite, aos fins de semana, não tira férias, nem feriados, está lá, sempre, para os seus visitantes e clientes. Não é necessário ter uma estrutura física enorme com dezenas de funcionários a trabalhar em horários diferentes a atenderem o telefone e a darem informações. Com um site, os seus clientes podem entrar em contacto e/ou se informarem sobre a sua empresa a qualquer hora e com apenas alguns cliques.

 

2. Visibilidade

De acordo com informações disponíveis, em Portugal existem mais de 7,015,519 utilizadores da internet. Considerando que a população actual são cerca de 10.000.000, podemos concluir que cerca de 66% da população acede à internet. É impossível ignorar este facto e deixar passar esta oportunidade para dar a conhecer a sua empresa.

 

3. Promoção

Um site é um canal perfeito para promover os produtos e serviços de uma empresa. Os visitantes podem-se informar, de uma forma simples e prática, sobre a sua empresa e o que esta tem para oferecer, seja produtos ou serviços. Além disso, o custo de manutenção de um site é relativamente baixo se comparado com o valor de uma qualquer campanha de publicidade.

 

4. Obter Informações

Através de um site pode ficar a conhecer melhor os seus clientes. Hábitos e comportamentos podem ser observados verificando como o utilizador compra ou navega no site, quais as páginas mais acedidas, os produtos mais vistos, etc. Basta ter uma ferramenta de análise e poderá desenvolver poderosas campanhas direccionadas para os consumidores certos.

 

5. Novos Clientes

A internet é um mundo global, aqui não existem fronteiras, nem distâncias difíceis de percorrer. As barreiras geográficas desfazem-se neste meio, em apenas alguns segundos e uns quantos cliques. Sendo assim, chegar a um cliente, independente da localidade onde resida, é simples e rápido. Uma oportunidade única para atrair clientes, mesmo que estes estejam a milhares de kilómetros de distância.

 

6. Fortalecer a Marca

Estar presente nos meios digitais, é de extrema importância, numa altura em que se vive a era da informação digital. Já é normal vermos um cliente perguntar se um bar ou um restaurante possui endereço na internet, para poder saber mais sobre esse estabelecimento, estar a par das novidades, etc., ou mesmo enviar a um amigo. Investir em comunicação digital é uma maneira fácil de reforçar uma marca, promover a identidade e os valores de uma empresa.

 

7. Eliminar Custos

Ao invés de manter um call center com dezenas de linhas telefónicas e funcionários, por vezes, mal dispostos, a atender os clientes; através de um site bem estruturado e desenvolvido nesse sentido é possível dar todo o suporte aos cliente, sem precisar de ter uma enorme estrutura montada. Basta o software certo e alguns funcionários bem treinados.

 

8. Recrutamento

Uma outra possibilidade que um site pode proporcionar, é o serviço de recrutamento online. Muitas empresas disponibilizam nos seus sites informação sobre vagas em aberto e obtêm  as candidaturas de uma forma simples. Não necessitam de gastar dinheiro em anúncios de jornal, por vezes bastante caros, e nem sempre com um número de respostas satisfatórias.

 

9. Credibilidade

Os consumidores estão cada vez mais exigentes nas escolhas que fazem, no momento de escolherem uma empresa para lhes prestarem um serviços, ou comprarem um produto, com toda a certeza darão preferência às que aparentam ser mais confiáveis.  Considere a seguinte hipótese:

Duas empresas estão em igualdade de condições a todos os níveis. Oferecem o mesmo produto, ou produtos muito semelhantes, o mesmo tipo de serviço e a mesma qualidade. Entretanto, a única diferença é que uma delas possui um site bem estruturado, com um bom design, bastantes informações, apoio online, acesso a documentação, etc., e a outra não possui ou tem um site horrível. Qual acha que apresenta maior índice de credibilidade? Qual das duas empresas o cliente irá escolher?

 

10. Ampliar Horizontes

Além de todas as vantagens enumeradas até agora, um site também deve ser um espaço aberto à inovação. Num site pode-se ter um fórum de discussão, onde os interessados podem falar, dar opiniões e esclarecerem as suas dúvidas, também pode ter, por exemplo, uma radio online, ou um blogue corporativo. Enfim, as possibilidades são imensas, basta dar asas à imaginação.

 

Agora que já sabe um pouco mais sobre as principais razões para a sua empresa ter um bom site, entre em contacto connosco, nós teremos todo o gosto em ajudar a sua empresa a crescer.

PS – No momento em que acabei de escrever este artigo, já existiam 957,451,850, mais 21.458 do que à cerca de 45 minutos atrás. Veja agora quantos existem neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *